Menu

In the News

Seca afeta a saúde emocional e desafia sociedade a usar a água de forma sustentável, afirma especialista dos EUA

In this interview with Brazil's R7 Notícias, Linda Rudolph, director of PHI's Center for Climate Change and Health, discusses the historic drought in California and the links between extreme weather events like droughts and climate change. Linda states in the article (in Portuguese) that climate change will increase the frequency, duration and intensity of drought in some regions like California and Brazil, and says physicians and health professionals should help educate policy makers that climate action is health action.

Neste momento o estado americano da Califórnia passa pela pior seca de sua história. E reflete uma situação que tem ocorrido também em várias partes do Brasil, inclusive São Paulo, e do mundo, relacionadas à escassez de água e ao aquecimento global.

Especialista em efeitos das mudanças climáticas na saúde das pessoas, a americana Linda Rudolph* vivencia de perto esta situação. Ela mora na Califórnia e trabalha diretamente para amenizar o impacto da seca na região. Referência na área, Linda é médica formada pela Universidade da Califórnia e diretora do Centro para Mudança Climática e Saúde do Instituto de Saúde Pública (Public Health Institute) dos EUA.

Em entrevista exclusiva ao R7, ela falou sobre prejuízos que a seca causa na saúde da população. E alertou sobre a importância de, diante do desafio, todos terem direito a água limpa e segura, para manter a qualidade de vida em um futuro com menos quantidade de recursos hídricos. Confira:

R7 — As secas na Califórnia e em partes do Brasil são explicadas pelos mesmos fatores?

Linda Rudolph — Eu não saberia dizer com precisão. Mas as alterações climáticas deverão aumentar a frequência, intensidade e duração da seca em algumas regiões, como a Califórnia, e essas mudanças já estão sendo observadas. Às vezes, é difícil atribuir qualquer evento específico à mudança climática. O que nós sabemos é que a mudança climática é um pano de fundo dos desdobramentos das secas atuais e que, devido às alterações climáticas, as secas, hoje, são mais quentes do que as anteriores.

R7 —  Quais são as políticas que a srª considera mais eficazes para lidar com o problema da escassez de água em todo o mundo?

LR — Um dos pontos mais importantes é reconhecer que a mudança climática vai reduzir a disponibilidade de água doce em muitas regiões e que hoje estamos usando água de maneiras não sustentáveis. E, logicamente, os seres humanos não podem sobreviver sem água. Precisamos trabalhar para garantir água limpa e segura para todos, mesmo diante da mudança climática e da crescente população mundial.

Read the full article on R7 Notícias.

Originally published by R7 Notícias


More Updates

Work With Us

You change the world. We do the rest. Explore fiscal sponsorship at PHI.

Bring Your Work to PHI

Support Us

Together, we can accelerate our response to public health’s most critical issues.

Donate

Find Employment

Begin your career at the Public Health Institute.

See Jobs

Mural and kids' paintings hanging on a fence at a playground

Close

New Public Health Primer: Engaging Community Development for Health Equity

How can the public health and community development sectors to work together to advance health and racial equity? A new primer from PHI’s Build Healthy Places Network and partners provides a roadmap for forging upstream partnerships, with recommendations, strategies and lessons-learned from national, state and local leaders.

Explore the primer

Continue to PHI.org